quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Ele há cada macaco!


Para não dizerem que este blogue já parece a página da necrologia do jornal, cá vai uma notícia mais ligeira...

O Supremo Tribunal da Áustria decidiu: chimpanzé não pode ser considerado gente.

A Association Against Animal Factories, grupo sediado em Viena que luta pelos direitos dos animais, tentou fazer com que um macaco fosse considerado uma pessoa. Nome de gente, pelo menos, ele tem: Matthew Hiasl Pan. O nome humano também já foi motivo de guerra com a Justiça, em setembro de 2007, noutro “round” desta guerra.

O objectivo do grupo era ser nomeado tutor de Matthew e, assim, ganhar a sua guarda. O Supremo Tribunal rejeitou o pedido.

O abrigo onde Matthew viveu durante 26 anos está à beira da falência, e o chimpazé corre o risco de virar um sem-abrigo. Ele e outra chimpanzé do abrigo, Rosi, foram capturados quando bebés na Serra Leoa, em 1982, e levados para a Áustria para serem usados como cobaias de experiências farmacêuticas. aS autoridades interceptaram a operação e levaram os macacos para o abrigo.

O grupo pretende organizar uma fundação para recolher doações para Matthew, cuja expectativa de vida em cativeiro é de 60 anos. Doadores já se ofereceram para ajudar a sustentá-lo. Mas, pelas leis austríacas, apenas uma pessoa pode receber donativos e presentes.

Os activistas argumentam que apenas sendo tratado como ser humano é possível assegurar, ainda, que ele não seja vendido para fora da Áustria.

Era trazê-lo cá para a Madeira, com tanto macaco que há por aí, era apenas mais um... eheh

Sem comentários: